Já está confortável com o CSS e deseja partir para um próximo nível? Está na hora de você aprender SASS. Dê uma olhada no curso completo de SASS aqui: https://www.origamid.com/cursos/css-com-sass/
O projeto principal do curso é o site Le Scone, e você pode conferir em: https://www.origamid.com/projetos/lescone/
SASS é um pré-processador de CSS, com ele você poderá utilizar funções de uma linguagem de programação para gerar o seu CSS final.
See the Pen 27a0e5105ffd33eb63b0929feb79dc0f by Andre Origamid (@origamid) on CodePen.
Você terá a capacidade de criar variáveis, mixins, funções, loops e mais. Abaixo eu falo das principais funções e como elas vão te ajudar.
1 – Variáveis
$roxo: #84E;
$cinza: #333333;
$tipo-1: Helvetica, Arial, sans-serif;
a {
color: $roxo;
font-family: $tipo-1;
}
div {
background: $cinza;
border: 2px solid $roxo;
}
Com o SASS você pode criar variáveis, assim como no JavaScript, e utiliza-las quantas vezes quiser no seu código. Uma vez que você sentir a necessidade de mudar o valor (por exemplo, você quer outro tom de roxo), basta mudar uma vez na variável que o valor será atualizado em todo o site.
2 – Mixins
@mixin tipografia-1 {
font-size: 1.5em;
line-height: 1.3;
font-family: monospace;
font-weight: bold;
}
h1 {
@include tipografia-1;
}
.titulo {
@include tipografia-1;
margin-bottom: 20px;
}
Mixins são blocos de propriedades que você pode reaproveitar em todo o seu site. Você define o mixin uma vez e pode reutilizá-lo quantas vezes quiser.
3 – Loops
@for $i from 1 through 12 {
$width: $i / 12 * 100%;
grid-#{$i} {
width: $width;
}
}
O código acima vai gerar:
grid-1 {
width: 8.33333%;
}
grid-2 {
width: 16.66667%;
}
grid-3 {
width: 25%;
}
grid-4 {
width: 33.33333%;
}
/* E por ai vai, até o grid-12 */
Você pode utilizar loops para criar sistemas de grid sem precisar ficar fazendo o cálculo do tamanho de cada coluna na mão.
Isso foi uma pequena demonstração do poder do SASS. Vale lembrar que este é um pré-processador, isso significa que você terá um compilador rodando no seu computador que vai gerar um arquivo .css sempre que você salvar o seu arquivo de SASS.
Ou seja, ao final disso tudo um arquivo .css é gerado e é este arquivo que será utilizado no seu site.
Existem 2 formas de se escrever SASS, uma é a sintaxe original do SASS e a outra é SCSS, a que eu utilizei aqui (e também a mais comum), é a SCSS que é totalmente similar a forma original de se escrever CSS.
Não se esqueça de conferir o curso. Lembrando que o acesso dele é liberado para todos os assinantes da Origamid (se você ainda não é assinante, é possível assistir até 3 aulas gratuitas).